terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasília em Cores

 


Comum mesmo é remeter o prumo da jangada à política quando pensamos em Brasília, afinal de contas, a capital federal é palco constante desse cenário deveras desagradável e cabe a todos nós BRASILEIROS, tentar a mudança para quem sabe um dia, um dia desses assim sem mais nem menos mais, obtermos um "espetáculo" menos incômodo.
Pois bem, durante os dias 09 à 13 deste maio, realizou-se no Complexo da Funarte a 10ª edição da Sesc Festclown. Evento gratuíto e também um dos mais importantes festivais de palhaços da América Latina. Ao meu ver, uma ótima oportunidade de se reviver (aos mais antigos, diria), a nobre arte e também familiarizar-se com a cultura da arte de rua, os tempos do "Circo Mambembe" (ainda comum nas pequenas cidades). E contando com a presença de artistas nacionais e internacionais, pudemos vivenciar o colorido, a mágia, muitas vezes "sacana," do nobre palhaço. Porém, respeitável público, palhaçada mesmo é acreditar que aqui por essas bandas só se respira política! Ora essa! Sendo Brasília também conhecida com La Capital del Rock and Roll, nada mais justo que relatarmos que esta é também uma cidade privilegiada em se tratando de arte. Importante sempre é lembrarmos que além de tantas e tamanhas necessidades eminentes para a nossa melhoria, a adequação cultural deve ser vista como um dos pilares basicos a ser cobrado, pois, a mesma navega de mãos dadas com a educação e a garantia de expressão deve ser mesmo levada a sério.

Repaginando um tanto mais a vida, ainda sobre arte urbana nos vêem à cabeça um camarada chamado Jean-Michel Basquiat (1960 - 1988) - artista plástico que deixou às ruas pelo estrelato de uma forma muito rápida. Porém, no final dos anos 1970, era possível ver suas intervenções pelos muros de New York nas seguintes inscrições: SAMO, entre grafites com figuras astecas, deixou suas impressões sobre injustiças sociais, caos político de uma forma bastante peculiar. Há quem o veja como um dos precursores desta tendência que espalhou-se facilmente durante as décadas de 1980 e 1990.
E falando um pouco mais sobre arte urbana, está aberta ao público até 30 de maio a Exposição "Pigmentos Organolépticos," na Cia Lábios da Lua (Quadra 04 lote 16 lojas 01/02 - Setor Sul Gama DF). A abertura da mostra no último dia 10 trouxe, elementos do grafitti associados à projeção audiovisual. O espetáculo contou com a participação da Dalilah Companhia de Dança do Ventre - "As mil e uma noites de Sherazade."


 

Sinal claro de que a cidade do Gama tem muito mais a oferecer que notícias sobre crimes ou o Estádio de Futebol "Bezerrão" nas páginas dos jornais, não é mesmo? Dentre os expositores, temos: Anderson Lima (Mickemball Elfus),  grafiteiro, artista plástico, ilustrador, foi o curador da mostra e expositor. Alain Oliveira (ONK), grafiteiro, artista plástico, ilustrador e serigrafista. Daniel Medeiros (Dan Hi Fi), músico, rimador e responsável pelas projeções audiovisuais do evento.

Sobre a Cia Lábios da Lua:
Segundo Gilmar Batista, vice presidente e produtor executivo - O espaço completa 20 anos desde sua criação e relata que de 2007 pra cá já foram atendidos mais de 20 mil alunos. A Cia é um espaço aberto ao Cooperativismo e conta também com duas instituições internacionais,  Junior Achievement e a Serviço Para a Paz (responsável pela doação dos violões). Após três meses de reforma, hoje a  mesma conta com escritório, auditório com capacidade para 80 pessoas, Teatro de Bolso e Acessibilidade, com rampa de entrada, piso antiderrapante para deficientes visuais e banheiros adequados para cadeirantes.
Dentre as atividades o local oferece cinco oficinas por semestre, sendo elas: DJ, teatro 1 iniciação e 2 interpretação, canto 1 e 2. Além de aulas de violão, escalada, xadrez, capoeira, karatê, empreendedorismo, ambientalismo e ética. 

Cia Lábios da Lua
Funcionamento: 
Terça a Domingo das 09 às 21 horas.

Ainda sobre a Sesc Festclown, confiram logo a baixo um pouco mais da apresentação de "La Microbanda," atração muito aguardada aqui pela Vivienda e que infelizmente não pudemos documentá-la na íntegra por consequência da chuva que achou interessante findar o espetáculo antes dos aéreos no trapézio.

Ciá MicroBanda:
http://www.lamicrobanda.blogspot.com/






Fontes:
Basquiat:
http://www.basquiat.com/artist.htm
http://www.rodadamoda.com/post.php?id_post=116


Agradecimentos:
Ciá Lamicrobanda
Sesc Festclown 2012


Cia Lábios da Lua:
Presidente:
Divino Gomes
Vice Presidente:
Gilmar Batista


Expositores:
Alain Oliveira (ONK)
Daniel Medeiros (Dan Hi Fi)


Curador:
Anderson Lima (Mikemball Elfus
subliminart@hotmail.com
61 - 8477 6514
Mickey




La Vivienda Libre:
Renan Santana
Juliana Farias.




























 



4 comentários:

  1. Muito bom Renan! O Gama tem muito conteúdo, inegávelmente interessante. Não só a exposição desse conteúdo, mas o registro dele é de grande valia. Parabéns pelo registro da arte registrada na cidade! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Verdade Marquitos!O Gama é uma cidade repléta de conteúdo mesmo! Dê também uma olhada aí na Festclown que foi muito bacana (fora a chuva)!
      Muito obrigado aí pelo comentário! É isso aí Marcos Alexandre!

      Excluir
  2. CULTURA e ARTE...

    Isso q nosso povo precisa, além de educação e saúde.
    Mas como essas ultimas são difíceis de promover em grande escala, promovenhamos as anteriores q, bem feitas, podem levar o povo a criticar a atual situação e buscar munido de sua arma mais poderosa a mudança de sua vida para melhor.

    Parabéns Junkieman e Sra.
    Como Marquito comentou, registrar é algo primoroso para essa mudança e vcs fazem a diferença, começando a mudar a si próprio, depois quem esta ao nosso lado, ao nosso redor, na nossa rua, bairoo, zona(território,rss), cidade e assim por diante é q vamos mudar tudo...
    ...ou ñ...(Caetanizando), só nos cabe fazer a nossa parte, ter FÉ, q tudo dará certo.


    Fort abrç das bandas de cá.
    Salut, sayonara, arrevoir, salamalec, até mais, até mais ver, até logo...(Antonio Biá, Narradores de Javé. :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Juy Wally! Não só de pão e diazepan se vive o homem! rs E Brasília é uma cidade com muita movimentação artística, daí a necessidade em mostrar um pouco disso aqui no espaço. No início de junho teremos o Festival das Águas e também será um evento gratuíto e muito bacana.
      Quanto a fazer a diferença: Nós é que agradecemos irmão! As postagens são todas realizadas com muito empenho e pensando em vocês que daí nos acompanham!
      Fico muito feliz com a tua participação aí meu camarada! E só tenho a agradecer!

      Salut, sayonara, salamalec! hahah Como diz o grande "escritor do vale do Javé" (agora jaz no fundo d'agua). Salve Juy Wally e salve Biá!

      Excluir