segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brasileiros gostam mesmo de praia!

Um texto redigido em migalhas, assim deveriam ser todas as linhas na nação que almeja sediar uma copa mundial em 2014? Noventa e sete anos desde a seca de quinze, período em que foi criado o primeiro campo de concentração brasileiro. Sim meus caros, um campo de concentração para flagelados que deixavam suas "casas" e na ilusória busca por alimentos, água (oportunidades de sobrevivência), deslocaram-se à nobre cidade  de Fortaleza, capital do estado do Ceará.
E para que essas "figuras não atormentassem" a  classe média cearense e privilegiada com a vista do mar, momento também em que buscavam-se atrair grandes investimentos para o turismo da região, ergueu-se o precursor de outros tantos, em Alagadiço (norte da capital) o "Curral do Governo." Apresentado ao povo como um campo de alimentação e tratamentos médicos, essas paredes guardaram nada mais, nada menos que oito mil vidas que encarceradas, definhavam sob o olhar de guardas armados e também subnutridos. Parece que brasileiro gosta mesmo de praia e principalmente de limpar seus litorais.
Mas não pensem que a situação era assim tão dura, pois, também é fato citar que nem todas essas pessoas perderam suas vidas no "curral de gente," aglomerados em um trem, muitos não suportavam a viagem e eram atirados pelo caminho. Há relatos de que alguns ainda com vida. Importante era ter a certeza de que nenhum dos retirantes (ou retirados) alcançasse os litorais nordestinos, paraísos reservados a um público selecionado, não muito diferente dos dias de hoje. Ou você realmente acredita que terá uma cadeira cativa nas disputas futebolísticas da copa de 14?

E varrendo os ocorridos, deparamo-nos com a reprise de uma telenovela sendo exibida em mais uma dessas tardes ensoladas. Em uma cena a personagem dizia: "Vou ao piscinão de Ramos, onde cada mergulho é um flash!" Interessante de se imaginar, pois, em 1989 a extinta Rede Machete apresentava o documento especial "Os Pobres Vão A Praia, uma opinião primeira, penso eu.


Lembro-me deste período, por ter sido a primeira vez em que ouvi falar no termo "Segregação Espacial" e confesso que nessa época eu não fazia a menor ideia do que a tal queria dizer. O documento retrata algumas das dificuldades enfrentadas quando a população "das classes menos favorecidas" resolvia vislumbrar os cartões postais da Zona Sul carioca, e através de alguns relatos, o desconforto e incômodo sentido pela outra classe, aquela oposta à "classe menos favorecida."
Após uma longa viagem de trem, espremidos uns sobre os outros, sorrisos estampados, enfrentava-se uma segunda jornada, porém agora espremidos nos coletivos urbanos, sorrisos ainda bastante evidentes. Afinal, quem não gostaria de vislumbrar o paraíso assim tão de perto? E os nativos da Zona Sul, nada contentes, mostravam-se preocupados e insatisfeitos com a "constante invasão" de seus quintais. Vocês não achariam que a "Girl From Ipanema" estaria realmente gostando dessa situação, não é mesmo?

OUTRA VEZ ME OCORREU, BRASILEIRO GOSTA MESMO DE PRAIA!

E criou-se o Piscinão, área situada no coração da Zona Norte carioca e cercado por 15 favelas, bem distante do cartão postal. Local onde os "pobres" (trabalhadores habituais durante a semana na Zona Sul) podem divertir-se, comer suas farofas, enfim: Regozijar-se ao sol em seus merecidos finais de semana, bem longe do desconforto de ter que cruzar com as belezas da área nobre da cidade maravilhosa. Ou vocês preferem outro "Curral do Governo"?
Na construção deste Oásis, revestiu-se o solo com uma camada de polietileno e com capacidade para trinta  milhões de água salgada. Em sua volta, um calçadão, ciclovia e quadras esportivas. Até palmeiras da Costa do Sauípe foram trazidas para embelezar o ambiente. E o impacto ambiental tão defendido do lado de lá das ondas, melhor não citar, não é mesmo?
Pois bem meus caríssimos, tendo em vista a amplitude da situação, uma única ideia me "lampeja a cuca," brasileiro gosta mesmo é de praia, e é capaz de cometer horrores a fim de preservar seus litorias. 
 
Se de algo ou alguém, eis onde permanece a questão.



Ficha desta Postagem:

Texto Adaptado:
Renan Santana

Fontes de pesquisa e maior interação frente ao tema:
http://www.fatoexpresso.com.br/2011/03/16/campos-de-concentracao-no-ceara-mais-crueis-que-a-seca/
http://www.youtube.com/watch?v=FZry3YxPL0Y
http://terravistadoceu.com/foto/piscinao-de-ramos-zona-norte-rio-de-janeiro-brasil/


Imagens obtidas preservando a veracidade dos fatos a que as mesmas expõem.

Nota:
Esta postagem não faz oposição à realização da copa do mundo em 2014, não busca o embate quanto à classes sociais ou costumes, segue com o intuíto ao debate frente aos assuntos:
Segregação Espacial
Seca de 1915 e Centros de Convívios.
Porém, ao que diz respeito aos "Casarões de Flagelados no Brasil, não há meios de não deixarmos claro o nossso sentimento de repúdia e pesar quanto ao ocorrido.

La Vivienda Libre:
Renan Santana
Juliana Farias.


Twitter: https://twitter.com/#!/ViviendaLa
 Youtube: http://www.youtube.com/user/Viviendra?feature=mhee


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pero ese texto magnífico! La segregación de la raza, porque el territorio es muy conocido entre los cubanos. Luchamos por el derecho a estar libres de embargos e incluso se merecen el derecho a luchar! Felicitaciones combate libre de la Vivienda! Aquí me siento muy orgulloso de ti!

    ResponderExcluir